Sociedade

Portimão recebe primeiro congresso mundial de gays católicos

Portugal recebe, entre 6 e 8 Outubro, o primeiro Congresso Mundial das Associações Homossexuais Católicas.

PUB
 
Segundo o jornal "i" o encontro, marcado para Portimão, já tem confirmada a participação de 28 associações de 16 países e vai servir para debater o papel dos homossexuais na Igreja actual.
 
O coordenador da Rumos Novos, a associação portuguesa anfitriã, adianta que sairá do encontro um documento que será entregue no Vaticano por altura do Sínodo da Família - que acontece em Roma entre 5 e 19 de Outubro e em que a Igreja vai reflectir sobre as novas realidades da família. Além disso, será discutida a estrutura de uma futura Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas.
 
O "i" informa que na carta, segundo José Leote, as associações vão apelar a uma maior inclusão dos fiéis homossexuais. "A sua integração a todos os níveis da Igreja e a possibilidade de trabalharem nas paróquias sem o estigma da orientação sexual", explica o coordenador, que recorda, por exemplo, a dificuldades que os gays encontram nas paróquias em ser padrinhos. 
 
A abertura que o Papa Francisco tem mostrado relativamente ao acolhimento dos homossexuais e o inquérito às novas formas de família que o Vaticano enviou a todas as dioceses do mundo - incluindo também perguntas sobre qual deverá ser o melhor enquadramento pastoral em relação ao casamento civil ou às uniões de facto - contribuíram para que as associações de homossexuais católicos tenham tomado a decisão de se reunir.