Em termos regionais, Portimão assume no ranking global a 3ª posição.
Portimão foi o município que neste ano registou a maior subida no indicador «viver» do Portugal City Brand Ranking/2018 – Municípios Portugueses, promovido pela Bloom Consulting, ocupando neste indicador o 19º lugar, tendo subido, pelo segundo ano consecutivo, seis posições, em termos nacionais e em comparação com 2017.
Em termos globais, analisando as categorias Viver; Visitar e Negócios, Portimão ocupa a 17ª posição da listagem da consultora Bloom Consulting para, um estudo que revela quais são os concelhos com melhor desempenho na captação de turistas, de investidores e de novos residentes, revela nota da autarquia de Portimão.
Em termos regionais, Portimão assume no ranking global a 3ª posição, sendo o segundo município do Algarve nas categorias de Visitar e Viver.
Em termos globais, nomeadamente no competo das 3 variáveis em estudo, Portimão registou uma subida de dois lugares em relação à edição do ano anterior do referido estudo.
A quinta edição deste ranking analisou os 308 municípios portugueses tendo em conta o desempenho económico, digital demand e desempenho online e dá, novamente, a liderança a Lisboa, no que diz respeito à eficácia da estratégia de gestão da sua marca.
A mesma nota de imprensa do Município explica que a Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking© num algoritmo proprietário.
Em cada edição, são consideradas diversas fontes de informação, relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) para a formação deste algoritmo.
Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.
Este algoritmo é composto por três variáveis base, utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles.
Esta metodologia utilizada, avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand - D2© e a variável da performance on-line, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município. Desta forma rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.
Foto:Bruno Fonseca/Ramiro Spinedi