Ambiente

Portimão volta a aderir à “Hora do Planeta”

No próximo sábado, 26 de março, o Município de Portimão volta a associar-se à “Hora do Planeta” na luta contra as alterações climáticas. Deste modo, entre as 20h30 e as 21h30, vai desligar as luzes de alguns edifícios municipais, convidando os cidadãos a seguirem o exemplo.

PUB
De acordo com nota divulgada do município, serão desligadas as luzes do edifício dos Paços do Concelho, do Museu de Portimão, do Mercado da Av.ª S. João de Deus, da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, da Casa Manuel Teixeira Gomes e do Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e Pavilhão Desportivo da Boavista.
 
O tema deste ano prende-se com o “Restauro da Natureza” e com o conceito “Liga-te ao Planeta”, sendo os munícipes igualmente desafiados para, durante esse período de 60 minutos, desligarem as luzes de casa ou da empresa.
 
No que toca à poupança energética, a autarquia acrescenta que estão em marcha os trabalhos de substituição de luminárias em diversos locais públicos, de forma a "diminuir os custos de manutenção, reduzindo as emissões de CO2 e minimizando os desperdícios de consumo elétrico".
 
Considerada a maior ação voluntária em prol do ambiente à escala mundial, a “Hora do Planeta” tem como objetivo alertar para os perigos das alterações climáticas, incentivando cidades de todo o mundo a desligarem as luzes por uma hora, numa ideia promovida pela organização de conservação de natureza WWF – World Wide Fund for Nature.
 
A campanha já atingiu milhares de cidades em quase 200 países.