Sociedade

Portimão:Balcão Único Municipal abre no centro da cidade

O Balcão Único de Portimão, cujas portas abrem ao público no próximo dia 13 de outubro, pretende tornar mais eficaz o atendimento público da autarquia, ao concentrar num só espaço a maioria dos serviços municipais, Câmara Municipal e empresas municipais.

PUB
 
Estarão disponíveis oito postos de atendimento, abrindo de segunda a sexta-feira em horário contínuo, das 9h00 às 19h00, incluindo o período de almoço. Para o efeito a autarquia recorreu aos recursos humanos disponíveis na Câmara Municipal e nas empresas municipais, tendo os funcionários sido sujeitos a um período inicial de formação.
 
O objetivo, segundo a autarquia, "é simplificar a vida dos munícipes, que aqui poderão tratar dos seus assuntos de forma rápida, sem a necessidade de enfrentarem filas de espera".
 
O Balcão Único Municipal também pretende ser um meio eficaz de agilização de processos, que podem passar pelo pedido de licença de utilização ou de uma planta topográfica, pelo pagamento de uma taxa, ou por questões no âmbito da ação social.
 
Ainda este ano, a autarquia espera instalar dois Espaços do Cidadão, onde será possível tratar de cerca de 80 assuntos, como renovar a carta de condução, entregar documentação para a ADSE ou alterar a morada no Cartão de Cidadão. 
 
Refira-se que estes Espaços do Cidadão são uma iniciativa governamental e a sua instalação no Balcão Único resulta de um protocolo assinado entre a autarquia de Portimão e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa. 
 
Localizado no antigo espaço comercial onde funcionou a Algifa, em plena Rua do Comércio, o novo equipamento municipal pretende ter um impacto dinamizador nesta zona da cidade.