Política

PORTIMÃO:BE questionou Ministério do Ambiente sobre ruído noturno do "Summer Experience"

De acordo com os relatos, foram realizadas medições de ruído ambiente contínuo.

PUB
 
Os deputados João Vasconcelos e Jorge Costa dirigiram um conjunto de perguntas escritas ao Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, onde questionam sobre se irá agir de forma a garantir a normalidade no cumprimento da lei do ruído e que medidas o executivo pretende adotar de forma a assegurar a tranquilidade dos residentes e veraneantes na zona envolvente da fortaleza da praia da rocha.
 
A iniciativa surge na sequência do relato aos deputados do Bloco, por parte de residentes e veraneantes, de inúmeros casos de ruído noturno excessivo na zona envolvente à fortaleza localizada na praia da rocha em Portimão, situação que se arrasta desde 2007 e sempre proveniente do evento "summer experience", o qual se realiza todos os anos no areal junto à fortaleza da praia da rocha.
 
De acordo com os relatos, foram realizadas medições de ruído ambiente contínuo às 2h30 da manhã com valores a rondar o 56,6 decibéis, quando o limite legal é de 3 decibéis.
 
O som proveniente do evento provoca grande incómodo aos residentes na zona durante toda a noite e até de madrugada, havendo mesmo o registo de situações de abandono de unidades hoteleiras, com prejuízo para a economia local, destacam os parlamentares.
 
Os reclamantes, que entretanto já promoveram 3 abaixo-assinados e relataram a situação à Câmara Municipal de Portimão, Polícia Marítima, PSP, GNR, associações ambientais e mesmo ao Ministério do Ambiente, afirmam não estar contra a animação de praia, mas solicitam que esta não se realize à custa da saúde dos residentes.