Sociedade

PORTIMÃO:Criança alegadamente agredida por professora muda de turma

A notícia tem vindo a chocar os pais dos alunos da Escola das Vendas Novas em Portimão devido aos relatos que têm surgido dando conta de maus-tratos praticados por uma professora.

PUB
 
Após a indignação dos pais, as confissões das crianças e a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades, o menino já foi transferido de forma a poder retomar a sua atividade letiva com normalidade.
 
A escola básica do 1º ciclo integrada no Agrupamento Nuno Mergulhão, está desta forma envolvida nos referidos relatos e queixas de alguns pais.
 
Segundo Mónica e Vítor, encarregados de educação de um menino de seis anos, “começamos a ver mudanças no comportamento do nosso filho. Chegava a casa, fechava-se no quarto e não queria falar sobre a escola nem sobre o que se passava”.
 
Mónica, a mãe relata que, “o meu filho foi gozado por toda a escola por andar a desfilar com uma bandelete no cabelo”. Mas os pais acreditam que os maus-tratos não se ficaram só pela humilhação que incluía frases terríveis como “metes-me nojo”.
 
Os pais da criança, que já remeteram queixa para a direção do agrupamento e para a entidade regional responsável pela educação, revelam que a criança terá sofrido também agressões físicas.
 
De acordo com o pai, “quando lhe fui dar banho, percebi que tinha um hematoma na perna. Perguntei-lhe se teria sido um colega a fazê-lo, mas de imediato desconfiei pelo tamanho que mais parecia de um adulto e, o meu filho confirmou. Disse que foi a professora que lhe bateu”.
 
Dada a situação e os relatos de um ano letivo em que, estes pais acreditam existir mais crianças que passaram por esta humilhação e maus-tratos, o menino já foi transferido.
 
O Algarve Primeiro sabe que, o processo continua sob investigação, que a queixa foi recebida pela diretora do agrupamento, Teresa Mendes e que, de imediato, o menino mudou de turma, até que se saiba o resultado da investigação, não havendo para já mais queixas contra a professora.