Economia

PORTIMÃO:Ministro do Ambiente inaugura ETAR e assina empreitada do cordão dunar de Alvor Nascente

É inaugurado esta terça-feira o projeto da responsabilidade das Águas do Algarve, S.A., que consistiu na construção de uma nova ETAR em Portimão.

PUB
 
Integrada no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, cujo investimento total ascende a 11,9 milhões de euros e beneficia de um apoio do Fundo de Coesão de 9,4 milhões de euros.
 
A anterior ETAR da Companheira, que tinha entrado em funcionamento em 1995, encontrava-se obsoleta, com particular incidência para os parâmetros microbiológicos, tendo por isso sido desativada e substituída pela nova ETAR da Companheira.
 
Esta infraestrutura está situada a Nordeste da cidade de Portimão e permitirá tratar os efluentes de uma população de cerca de 130.000 habitantes. Encontra-se dotada de duas linhas de tratamento convencional, constituídas por pré-tratamento completo, homogeneização e equalização de caudais, seguidos de elevação intermédia, tratamento biológico em regime de arejamento prolongado, seguido de decantação e desinfeção.
 
O principal objetivo desta intervenção consiste em corrigir os parâmetros de rejeição do efluente no estuário do rio Arade, garantindo o cumprimento da Diretiva de Águas Residuais Urbanas.
 
A cerimónia de inauguração terá início às 16h00 com uma visita técnica à infraestrutura. 
 
Seguir-se-ão os discursos da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do Presidente do Conselho de Administração das Águas do Algarve, Joaquim Peres, e do Presidente do Conselho de Administração das Águas de Portugal, João Nunes Mendes.
 
O encerramento da cerimónia ficará a cargo do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
 
Uma hora antes o Ministro preside no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão à cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de reforço do cordão dunar de Alvor Nascente. 
 
A intervenção na Ria do Alvor visa o reforço do cordão dunar – assegurando a defesa natural contra episódios erosivos – e permite adicionalmente alargar o areal numa extensão de frente de mar de um quilómetro.
 
Enquadrada no Plano de Ação Litoral XXI, a empreitada de “Alimentação Artificial e Reforço do Cordão Dunar da Praia de Alvor Nascente”, orçada em 2 milhões de euros, é suportada em 85% por financiamento comunitário.