Os agentes, decidiram verificar os estabelecimentos comerciais da zona, um a um. Depois de alguma persistência detectaram que um estabelecimento comercial (supermercado), na Avenida Comunidade Lusíadas, "embora se encontrasse fechado, a fechadura não estava normal".
A PSP refere que os agentes não detectaram qualquer movimento no estabelecimento, com a porta sempre fechada.
Apesar disso, decidiram aguardar e mantiveram-se em vigilância ao local. Pouco tempo depois, detectaram três indivíduos a sair do interior do estabelecimento comercial carregados com diversos produtos.
Os indivíduos, ao visualizarem os elementos policiais puseram-se em fuga, contudo, apesar da resistência foram interceptados e algemados.
Os elementos policiais procederam à detenção dos três indivíduos: um do sexo masculino, de 20 anos de idade, de nacionalidade portuguesa; um outro de 16 anos de idade, de nacionalidade portuguesa; e um terceiro de 19 anos de idade, de nacionalidade estrangeira, todos residentes na cidade de Portimão.
Foram ainda apreendidos os produtos furtados, no valor de 150 euros, no interior do estabelecimento verificou-se ainda uma "grande quantidade de produtos acomodados no chão preparados para serem transportados", suspeitando-se que os indivíduos pretendiam voltar ao local novamente.
Apurou-se ainda que no local existiam danos nas portas de mais quatro lojas, os detidos já estavam referenciados por diversos tipos de ilícitos criminais.