O Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro informou hoje em comunicado que recebeu esta segunda-feira pelas 14h41, um alerta para um acidente de trabalho nas obras de reabilitação do túnel de Portimão da empresa Águas do Algarve, com a queda de um trabalhador no intercetor do "Poço Seco/Boavista", numa profundidade de mais de 20 metros.
Dada a complexidade da operação de socorro, foi de imediato enviado para o local o Grupo de Salvamentos Especiais dos Bombeiros de Portimão.
Tratando-se de uma área no subsolo, numa extensão de cerca de 2 kms (desde o ponto da queda do trabalhador até à bacia da Estação de Tratamento de Águas Residuais), foram encetadas múltiplas ações de busca e salvamento em cinco pontos de acesso às galerias do túnel, pelo que as equipas de resgate, inseridas em três setores de intervenção, aplicaram técnicas de salvamento por cordas com recurso a equipamento de proteção respiratória e detetores multigás.
Após cerca de uma hora de buscas e com um caudal significativo de água, a vítima foi localizada e resgatada, com vida, a cerca de 600 metros a jusante do local da queda. Tratava-se de um individuo de nacionalidade moldava, com 52 anos de idade, que apresentava trauma da face e membro superior esquerdo, suspeita de traumatismo vertebro-medular e múltiplas escoriações, tendo sido transporte para a unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve.
Participaram nesta operação, conjuntamente com o Corpo de Bombeiros de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Policia de Segurança Pública, a Autoridade para as Condições de Trabalho, as Águas do Algarve, e os responsáveis pelas obras curso, num total de 46 operacionais e 14 veículos.