O Benfica B impôs este sábado, a segunda derrota consecutiva ao Portimonense, ao vencer em Portimão por 2-0, em jogo da 25.ª jornada da II Liga de futebol.
Os golos da formação orientada por Hélder Cristóvão foram apontados por João Teixeira, aos 58 minutos, e por Jorge Rojas (86), quatro minutos depois de ter entrado para o lugar de Lolo, num encontro em que os «encarnados» terminaram com nove elementos e os algarvios com dez.
O Portimonense poderia ter reduzido a desvantagem no último minuto, ao beneficiar de um penalti, tendo Ricardo Pessoa permitido a defesa do guarda-redes Bruno Varela.
O Portimonense jogou praticamente toda a partida com apenas dez elementos, por expulsão de Ivo Nicolau, aos dois minutos, jogador que viu o cartão vermelho direto, após travar Nelson Semedo na primeira jogada de ataque do encontro, quando este seguia isolado para a baliza.
As expulsões no Benfica B aconteceram na segunda parte, a primeira a João Teixeira (71), também na sequência da amostragem do cartão vermelho direto, tendo Fábio Cardoso (90) sido expulso por acumulação de cartões amarelos, por alegada mão na bola dentro da área, lance de que resultou o penalti defendido pelo guarda-redes "encarnado".
Face à superioridade numérica, a formação «encarnada» esteve melhor durante a primeira parte, construindo várias oportunidades de golo para abrir o marcador, diante um Portimonense que demonstrava fragilidades a meio-campo, mas que conseguiu manter o nulo do marcador até ao intervalo.
No segundo tempo, o Benfica B voltou a assumir o comando do jogo e, aos 58 minutos, João Teixeira materializou a superioridade dos «encarnados», ao abrir o marcador, finalizando um lance de contra-ataque.
O Portimonense ainda tentou reagir à desvantagem, mas os seus avançados foram incapazes de ultrapassar a forte defesa contrária, exceção para um lance, aos 82 minutos, em que Dyego Sousa, depois de ganhar espaço na área, obrigou Bruno Varela a defesa apertada.
Aos 86 minutos, Jorge Rojas, que tinha entrado quatro minutos antes, acabou com as esperanças dos algarvios, ao apontar o segundo tento do Benfica B, aproveitando uma falha do defesa central Rui Correia, que perdeu a bola no meio-campo.
No último minuto, o Portimonense dispôs de uma oportunidade para reduzir a desvantagem, através de um penalti por alegada mão na bola de Fábio Cardoso, mas Ricardo Pessoa, chamado para a conversão, não conseguiu bater o guarda-redes «encarnado».
O Portimonense desceu ao 5.º lugar, com 43 pontos, e foi igualado pelo Penafiel na segunda vaga de subida, uma vez que FC Porto e Benfica B são 2.º e 3.º classificados, respetivamente, e estão fora dessa «luta».