Os primeiros 20 minutos foram de parada e resposta, com as duas equipas muito equilibradas, mas a partir daí, o Portimonense conseguiu controlar o jogo, assumindo o controlo quase por completo.
A equipa algarvia acabou por chegar ao golo a poucos minutos de terminar a primeira parte, por Edney, aos 40 minutos,e, nessa fase tentou baixar o ritmo do jogo a pensar no intervalo.
Mas, sem que nada o fizesse prever, o Sernache pressionou nos últimos instantes e conseguiu chegar mesmo ao empate, por Bruno Paula, aos 44.
Com o retomar da partida, o Portimonense passou a controlar e encostou a equipa do Cernache, que se remeteu praticamente a defender dentro do seu meio campo.
Na segunda parte, a equipa algarvia entrou disposta a mudar o rumo do jogo, colocando mais agressividade e pressão, mas sem grandes resultados práticos, uma vez que o Sernache ia resistindo à superioridade dos algarvios.
Quando já se pensava no prolongamento, numa jogada de pressão do Portimonense surge uma grande penalidade ao minuto 89, que Tamble não desperdiçou, garantindo assim a vitória do Portimonense e mantendo a equipa algarvia na Taça de Portugal.