Desporto

Portugal bem posicionado no primeiro dia de qualificações olímpicas nas águas de Vilamoura

A velejadora portuguesa Carolina João terminou o 1º dia da prova de qualificação olímpica europeia na classe ILCA bem posicionada para garantir uma das duas vagas da frota feminina em Tóquio, em discussão desde segunda-feira em Vilamoura.

PUB
Nesta prova de Qualificação Olímpica do Continente Europeu da classe ILCA - International Laser Class Association, os 4 únicos 'bilhetes' ainda disponíveis para quatro países vão ser alvo de uma luta renhida nas águas de Vilamoura. 
 
A búlgara Tatiana Drozdovskaya (12º geral) é mais bem posicionada após as duas primeiras regatas do primeiro dia,  seguida das portuguesas Carolina João (21º) e  Mafalda Pires de Lima (38º), num total de 7 países quem ainda não garantiram o apuramento.
 
A classificação geral feminina é liderada ex-aequo pela dinamarquesa Anne-Marie Rindom (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em 2016 e  campeã do mundo em 2015) e a grega Vasileia Karachaliou, seguidas da francesa Marie Barrue.
 
Na frota masculina as duas vagas em aberto estão a ser discutidas por 17 países e o espanhol Joel Rodriguez Perez (8º) e o belga William De Smet (10º)são ao final do primeiro dia de prova os mais bem posicionados para garantirem o lugar.
 
A classificação geral masculina é liderada pelo brasileiro Robert Scheidt, seguido do russo Maxim Nikolaev e o croata Tonči Stipanović fecha o pódio após as 2 regatas do dia.
 
A Qualificação Olímpica do Continente Europeu da classe ILCA decorre até sábado nas águas de Vilamoura, numa prova que reúne quase 230 velejadores, oriundos de 44 países.