Economia

Portugal Inovação Social e CCDR Algarve apresentam concurso de 2,5 milhões em Loulé

 
Tem lugar no próximo dia 26 de fevereiro em Loulé a apresentação do segundo concurso levado a cabo pela Portugal Inovação Social e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

 
As duas entidades apresentam a sessão no Conservatório de Música de Loulé, pelas 14h30.
 
A sessão de lançamento e apresentação do segundo concurso "Parcerias para o Impacto" irá divulgar o montante de 2,5 milhões de euros disponível para novos projetos que respondam, de forma inovadora, aos problemas e desafios sociais da região do Algarve.
 
Um café móvel que se desloca ao interior da serra algarvia para combater o isolamento e a solidão da população sénior e potenciais demências daí resultantes, uma aplicação que promove a participação cívica dos alunos de Lagoa ou a capacitação de jovens NEET (que não estão a trabalhar, estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação), através das práticas artísticas e artes circenses são algumas das intervenções selecionadas no âmbito do primeiro concurso "Parcerias para o Impacto" na região.
 
Encerrado em outubro de 2018, o primeiro concurso destinou 1,4 milhões de euros de investimento público a 9 projetos a desenvolver do sotavento ao barlavento algarvio.
 
Estes projetos, e algumas das suas atividades, serão apresentados nesta sessão, que contará ainda com as intervenções do Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, do Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e do Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que encerrará a sessão.
 
"Parcerias para o Impacto" é um instrumento de financiamento gerido pela Portugal Inovação Social que garante o financiamento até 70% do custo total de um projeto, sendo que um ou mais investidores sociais - públicos ou privados - devem suportar os restantes 30%.
 
Até agora, a Portugal Inovação Social apoiou 118 projetos de norte a sul do país, correspondendo a um total de 26,5 milhões de euros em investimento público.
 
A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, que tem como objetivo promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado do investimento social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos da União Europeia.