Desporto

Portugal Masters reúne os melhores do Golf em Vilamoura

O torneio algarvio conta com golfistas consagrados, que vão certamente estar no centro das atenções ao longo do percurso de Vilamoura.

PUB
 
Alguns dos melhores golfistas mundiais vão marcar presença na VII edição do Portugal Masters, a ser disputado em Vilamoura, apesar de este ano se ter registado novo corte nos prémios monetários.
 
Entre quinta-feira e domingo, o percurso do Oceânico Victoria Vilamoura recebe não só as estrelas do circuito European Tour, a primeira divisão do golfe europeu, como também a maior representação lusa num torneio internacional de golfe.
 
Entre os principais nomes inscritos na prova lusa, realce para a presença de jogadores como o alemão Martin Kaymer, o neo-zelandês Michael Campbell ou o espanhol Miguel Angel Jimenez.
 
Ricardo Santos, (algarvio) o melhor golfista português de sempre, que ocupa atualmente a 55.ª posição da "Race to Dubai" (o "ranking" europeu), é a esperança maior entre a "armada" portuguesa, que inclui também José Filipe Lima, Tiago Cruz, Hugo Santos, António Rosado, Pedro Figueiredo, Nuno Henriques e ainda os amadores Ricardo Melo Gouveia e João Carlota.
 
Tiago Cruz, Hugo Santos e António Rosado foram os três primeiros classificados no PGA Portugal Tour, que terminou sexta-feira no percurso do Vidago Palace.
 
São nove golfistas lusos entre os 170 profissionais que estarão nos "greens" do Oceânico Victoria a disputar prémios monetários de um valor global de dois milhões de euros, dos quais cerca de 300 mil serão destinados ao vencedor.
 
O Portugal Masters nasceu em 2007 com um "prize-money" global superior a três milhões de euros, mas a crise financeira levou a cortes que já ultrapassam um terço do valor inicial.
Apesar do corte de 250 mil euros relativamente à edição do ano passado, o maior torneio de golfe português vai contar com algumas das estrelas do golfe europeu e mundial e com cinco dos seis vencedores das edições anteriores.
 
Os ingleses Steve Webster (2007) e Tom Lewis (2011), o espanhol Álvaro Quiros (2008), o australiano Richard Green (2010) e o irlandês Shane Lowry (2012) regressam a Vilamoura para tentar a segunda vitória, o que ninguém até agora alcançou. 
 
Dos ex-campeões, apenas o inglês Lee Westwood estará ausente, um jogador que arrancou até ao topo do "ranking" mundial depois de vencer a terceira edição do Portugal Masters, em 2009.
 
A VII edição do Portugal Masters realiza-se poucos meses após o espanhol Quiros decidir mudar a sua residência para o Algarve, para passar a representar o Oceânico Victoria, o mesmo clube de Ricardo Santos, golfista que pretende se manter nos 60 primeiros do "ranking" para poder disputar o World Tour Championship do Dubai, o torneio que encerra a época (14 a 17 de novembro) e distribui prémios recorde de oito milhões de dólares (5,9 milhões de euros).
 
O torneio algarvio conta, contudo, com golfistas consagrados, que vão certamente estar no centro das atenções ao longo do percurso de Vilamoura. É o caso do alemão Martin Kaymer, que chegou ao topo do "ranking" mundial durante o período negro do norte-americano Tiger Woods, mas também de Michael Campbell, vencedor do US Open em 2008, dois jogadores que atraem os apreciadores da modalidade.
 
Miguel Angel Jimenez, o veterano espanhol que é presença habitual nas equipas europeias da Ryder Cup, os italianos Francesco Molinari e Matteo Manassero ou o inglês David Lynn são outros dos jogadores de topo que vão estar no Victoria.
 
A lista de "estrelas" inclui ainda o melhor jogador dinarmarquês de todos os tempos e ex-vice-capitão da equipa europeia da Ryder Cup, Thomas Bjorn (também ex-vencedor do extinto Open de Portugal), mas também os ingleses Ross Fisher (também ex-Ryder Cup), Simon Khan, Chris Wood, Robert Rock ou Simon Dyson, os franceses Thomas Levet e Raphael Jacquelin, o espanhol Gonzalo Fedez-Castano, o escocês Paul Lawrie ou o belga Nicolas Colsaerts.
 
Com os golfistas do topo do "ranking" europeu, a maior representação lusa de sempre e Ricardo Santos com cinco "top 10" nos torneios disputados esta época, o VII Portugal Masters poderá tornar-se na prova mais emocionante até agora realizada.
 
Algarve Primeiro:Lusa