Com o calor a apertar um pouco por todo o país, não sendo o Algarve exceção, um estudo publicado pelo Idealista vem demonstrar que, apenas uma em cada dez casas dispõe de ar condicionado em Portugal.
O distrito de Faro marca o teto do número de casas climatizadas para arrendar: 22,5% contam com estes aparelhos.
Se na casa própria o número é reduzido, os valores ainda diminuem mais quando se trata do mercado de arrendamento.
Segundo os mesmos dados do Idealista, o mercado de arrendamento apresenta uma percentagem ainda menor de habitação climatizada com valores que não ultrapassam os (7,7%).
No distrito de Faro, 18,5% das casas que estão à venda contam com ar condicionado. Seguido pelos distritos de Setúbal, onde 14,4% da habitação disponível possuí este sistema de arrefecimento, Lisboa (12,5%), Portalegre (11,7%) e Santarém (9,5%). No Porto apenas 4,4% dos imóveis à venda têm ar condicionado.
No lado oposto da tabela, encontramos os distritos mais a norte e centro do país, que são por norma zonas mais frescas, mas no verão também têm tendência a sofrer de ondas de calor. No distrito da Guarda, apenas 2% das casas possui equipamentos de ar condicionado, seguido por Leira (2,6%), Coimbra (3%) e Vila Real (4,1%).
No mercado do arrendamento, 7,7% das casas em Portugal dispõem de ar condicionado. O distrito de Faro marca o teto do número de casas climatizadas para arrendar: 22,5% contam com estes aparelhos. Seguem-se Lisboa (13%), Viana do Castelo (9,6%), Setúbal (9,4%) e Guarda (9,1%). No Porto, a percentagem é de 2,7%.
De referir que em Vila Real e Bragança não existem casas para arrendar com ar condicionado e que em Leiria apenas 1,5% das casas estão climatizadas.