A Câmara Municipal de Loulé está a desenvolver um conjunto de ações de sensibilização junto dos seus trabalhadores com vista a melhorar a postura corporal no exercício das suas funções.
A iniciativa insere-se no âmbito da assinatura do memorando de compromisso de adesão ao “Pacto para a Conciliação”, integrado no “Programa 3 em Linha – Programa Para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar”.
Esta sensibilização tem em vista alertar para a necessidade de prevenir o aparecimento de lesões musculosqueléticas ligadas ao trabalho e consequentemente melhorar o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.
A primeira fase do projeto abrangeu os funcionários do Município que realizam funções técnicas e administrativas e que, no seu dia-a-dia, trabalham com um computador, sentados a uma secretária durante várias horas seguidas, nem sempre com a postura mais correta.
Realizaram-se 50 sessões, administradas por um fisioterapeuta, nos postos de trabalho situados em 16 edifícios localizados na sede do concelho, em Loulé, com a duração máxima de 15 minutos, durante o horário de expediente. Nestas sessões participaram 154 trabalhadores, pertencentes a 26 unidades orgânicas distintas.
Esta ação, coordenada pela Unidade Operacional de Segurança e Saúde no Trabalho, irá prosseguir junto dos trabalhadores que desempenhem funções operacionais.
A Autarquia refere que ao longo dos anos, tem desenvolvido outras medidas que contribuem para o bem-estar e saúde no trabalho, nomeadamente um conjunto de iniciativas ligadas à atividade física, como aulas de natação, aquafitness, areostep, cardiofitness, musculação ou ginástica de manutenção.