Economia

Praia da Rocha “Rainha absoluta do Instagram em Portugal"

 
A Praia da Rocha é, em Portugal, a campeã absoluta dos “hashtags” no Instagram.

 
Segundo informa a autarquia de Portimão em nota de imprensa, a Praia da Rocha merece o título de "rainha absoluta do Instagram em Portugal" como lhe chama o Holidu, que destaca ainda as suas "rochas que parecem esculpidas por artistas" e que levaram turistas de vários países a partilhar a praia mais de 62 mil vezes na rede social.
 
As 10 praias portuguesas mais populares no Instagram estão localizadas sobretudo no Algarve, mas a lista também inclui o Portinho da Arrábida, a Fonte da Telha ou a Praia do Guincho. 
 
O Top 10 das Praias em Portugal e no mundo que estão a ser este verão mais partilhadas no Instagram foi elaborado pela Holidu, motor de buscas global para alojamentos de férias com sede em Munique.
 
Os rankings foram feitos com base no número de “hashtags” utilizados no Instagram para o nome de uma praia e a partir de dados recolhidos entre julho e agosto de 2018 (www.holidu.pt).
 
Segundo a Holidu, o Instagram já se tornou "tão popular que define hábitos de consumo e atualmente muitas pessoas, principalmente “millennials”, escolhem o destino de viagem com base no quão “instagramável” o lugar é". 
 
A organização sublinha o papel crescente do smartphone para registar momentos de férias e depois postar nas redes sociais, sobretudo no Instagram, quando antigamente essas fotos costumavam acabar no álbum de família".
 
"A instagramabilidade de um lugar tornou-se um dos critérios mais importantes para as gerações Y e Z ao escolher um destino de viagem", salienta Fernando Esteves, porta-voz da Holidu. "Ao reservar uma viagem online é comum verificar fotos não apenas do destino de férias em si, mas de acomodações, bares e cafés que são partilhados aos milhares todos os dias no Instagram. A rede social é tão influente que já deu a algumas regiões um enorme impulso graças às fotos que são partilhadas".
 
De referir que, a Praia da Rocha, foi a primeira estância balnear da região a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas – Portugal 2018, tendo sido eleita no mês de junho como “um ícone regional, de referência nacional” e considerado de “excelência” pelos portugueses.