Desporto

Praia da Rocha recebe melhores do mundo em Windsurf

A partir do dia 15 e até dia 23 de setembro, o horizonte de Portimão enche-se de velas, onde serão decididos três títulos mundiais de Windsurf.

PUB
 
É sob um conceito diferente que se irão realizar os Campeonatos do Mundo de Windsurf em Portimão, segundo informou a organização.
 
A nata do windsurf mundial nas 3 classes de topo - Formula Windsurfing, Raceboard e Formula Foi, estará e Portimão.
 
Mais de 100 atletas de 17 países irão participar nestes mundiais 'multi-classes', atraídos pela "dimensão do evento e pelas condições proporcionadas por esta zona da costa algarvia", revela comunicado da organização, a cargo do Clube Naval de Portimão, em parceria com o Município de Portimão.
 
Segundo Miguel Martinho «a ideia foi dar maior visibilidade ao evento e também maior dimensão».
 
A ideia não é totalmente original, foi experimentada uma única vez, em 1992, na Austrália. Miguel Martinho, que é também um dos melhores windsurfistas portugueses de sempre, participou nesse evento “e adorou o conceito de juntar toda a 'massa' do windsurf”.
 
Mesmo sem reunirem todas as classes do Windsurf – são 9 – os Mundiais de Portimão já asseguraram um lugar na história desta modalidade.
 
Pela primeira vez irá realizar-se um Campeonato do Mundo Absoluto de Formula Foil, classe que pretende tornar-se olímpica a partir dos Jogos de Paris em 2024.
 
Como em Portimão decorrerá o 1º mundial da classe, o Comité Olímpico já confirmou presença no evento para proceder a observações que servirão de base à decisão final.
 
Em 8 dias de provas, serão muitas as estrelas mundiais do Windsurf que estarão em ação.
 
Das 3 classes “teremos atuais campeões do mundo, campeões da europa, medalhados olímpicos e figuras incontornáveis como o português João Rodrigues, detentor de um currículo impressionante e que aos 46 anos acabou de se sagrar campeão do mundo na classe Raceboard”.
 
O próprio Miguel Martinho, campeão nacional de Formula Windsurfing pela vigésima vez e possuidor de um palmarés inigualável, é um dos favoritos para a conquista do titulo mundial na classe.
 
Em relação ao impacto que a realização destes campeonatos poderá ter em Portugal, a Organização considera que "esta é a grande oportunidade para exibir as excelentes condições naturais que temos para a prática da modalidade e também para mostrar às novas gerações que existem todas estas disciplinas aliciantes, que devem experimentar e aventurar-se a sair de casa".
 
O evento conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e com os patrocínios da Starboard e Starsul.