Sociedade

Praia de Lagos eleita a melhor do mundo? Sim, em 2012

Uma notícia antiga anda a correr pela net como "novidade": é um facto que a algarvia Dona Ana lidera um top 50 das "melhores praias do mundo" elaborado pela "Condé Nast Traveller" espanhola. Mas o detalhe é que o top tem mais de um ano.

PUB
 
Por Luís J. Santos
 
É mais um caso de "reciclagem" noticiosa e por via viral. A notícia de que a praia Dona Ana lidera o top da edição espanhola da revista "Condé Nast Traveller" corre por estes dias a alta velocidade na net. Mas atenção às datas: a distinção data de Junho de 2012 (no site da revista, o artigo foi publicado, precisamente, a 13.06.2012).
 
A "bella playa de Dona Ana", como sublinhavam, era enaltecida pela "cor turquesa das suas águas" entre as falésias, mencionando-se que estava qualificada como "a mais bela de Portugal". A foto ilustrativa do destaque é que falhava o alvo, embora por pouco: a imagem que se vê é da praia Dom Camilo, vizinha da Dona Ana.
 
Praia-postal ilustrado por excelência, Dona Ana era ainda acompanhada no top por outros areais lusos, como Santa Cruz (Torres Vedras, em 16.º), pela praia do Amado (Carrapateira, Aljezur, 18.ª) e a Praia do Alemão (também dita do Barranco das Canas ou dos Alemães, Portimão, 46.ª).
 
Algarve Primeiro