Sociedade

Praias algarvias interditas a banhos por algas “potencialmente perigosas”

Foto|União de Freguesias de Faro
Foto|União de Freguesias de Faro  
A União de Freguesias de Faro informou que as praias algarvias, que englobam a Ilha da Culatra, Deserta e Praia de Faro na (Freguesia de Montenegro) foram interditas a banhos após o surgimento de uma mancha vermelha na água.

 
Comunicado da União de Freguesias, indica que a referida mancha está a ser provocada por um tipo específico de algas, os dinoflagelados, que pertencem ao plâncton marinho e que podem viver também em água doce. 
 
A mesma entidade diz que a Agência Portuguesa do Ambiente, através da Autoridade Marítima avisou que a mancha é “potencialmente perigosa para a saúde pública”.
 
Refira-se que quando este tipo de algas aparecem de forma muito concentrada, causam aquilo a que vulgarmente se chama de “maré vermelha”. 
 
Ao analisar a água das praias algarvias, a Agência Portuguesa do Ambiente detetou a presença de um organismo prejudicial para a saúde humana, aconselhando os nadadores-salvadores a hastear a bandeira vermelha e a interditar os banhos nas praias.
 
O Algarve Primeiro sabe que a deslocação da mancha verificada, atinge todas as praias entre a praia de Faro, até à praia da Rocha Baixinha, no concelho de Albufeira.
 
Uma situação que continua a ser acompanhada pela Agência Portuguesa do Ambiente e restantes entidades com competência nesta matéria.