Sociedade

Praias de Albufeira mais seguras com viatura "única" em Portugal

Fotos|D.R (Rui Gregório)
Fotos|D.R (Rui Gregório)  
 
 
 
A Yamaha Motor Europe Sucursal em Portugal, associou-se à ANSA - Associação Nadadores Salvadores de Albufeira, cedendo uma "viatura única" em Portugal, designada «Viking», para missões de vigilância, prevenção e salvamento na orla marítima do Município de Albufeira.

A autarquia faz saber em nota de imprensa, que a empresa e a associação “uniram esforços para corresponder aos anseios da Câmara Municipal de Albufeira, para melhorar a valorização da região como destino de excelência que é, cada vez mais seguro, e de melhorada qualidade de vida”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, responsável pelo pelouro das praias. 
 
A entrega decorreu ontem, frente aos Paços do Concelho. A mesma fonte refere que a viatura 4x4 está preparada com tecnologia para mobilidade em qualquer tipo de terreno, permite melhorar os índices de atuação, aumentando os seus níveis de eficácia e eficiência, através da chegada dos meios de socorro a qualquer local e em especial aos de acesso mais difícil.
 
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, disse estar grato, e congratulou a atitude da Yamaha Motor Europe Sucursal, pois “vem juntar-se à nossa vontade e necessidade de garantir uma época balnear segura, agradável e eficiente para todos. Fazer um bom trabalho ao nível da vigilância, resgate e socorro não pode ficar pela boa vontade da ANSA e dos seus profissionais, pelo que têm que ter os meios adequados”. Segundo o autarca, a sinistralidade nas 25 praias de Albufeira, todas elas com o galardão da Bandeira Azul, “não é significativa e para isso tem concorrido a prontidão e a qualidade técnica dos socorristas”, que trabalham em rede com outras organizações concelhias, como Bombeiros, GNR, Capitania, Centro de Saúde e outros. “Esperamos muito que, depois de um período severo motivado pela pandemia, pelas dificuldades económicas e pelo conflito bélico que nos assola já há tempo demais, as férias de quem escolheu Albufeira para investir na sua saúde física e psíquica, seja comprovadamente um êxito. Albufeira faz bem à saúde”, concluiu o edil, referindo ainda estarem a decorrer diversas ações de sensibilização ambiental, assim como o reforço de apoio à manutenção das praias.
 
Segundo os responsáveis da empresa, “esta viatura diferenciada está equipada com um motor monocilíndrico de 686 CC de grande potência, com uma sofisticada transmissão Ultramatic 4x4, com três modos, que permite abordar com mais confiança os terrenos mais difíceis, para qualquer tipo de desafio apresentado, estando totalmente equipada para emergências, garantindo à sua tripulação de nadadores salvadores, certificados pelo Instituto de socorros a náufragos, o sucesso nas importantes missões a cumprir.”