A primeira bandeira azul e a primeira bandeira praia acessível, foram esta manhã hasteadas numa cerimónia simbólica na Praia dos Pescadores em Albufeira.
Pelo quinto ano consecutivo, são hasteadas 26 bandeiras azuis em todas as praias do concelho, incluindo a marina de Albufeira, mais 13 com a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”.
Este ano a novidade, é que todas as praias têm sinalização de circulação em segurança, gel desinfetante e a bandeira, verde, amarela ou vermelha, conforme a presença de pessoas no areal, seguindo as normas das autoridades de saúde.
Ao Algarve Primeiro, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu que «num dia destes de junho, sem covid, a Praia dos Pescadores, já teria mais pessoas». O autarca acredita que o cenário vai mudar com o passar do tempo, «penso que com a ajuda dos portugueses, com a reabertura das fronteiras terrestres com Espanha e o aumento progressivo das ligações aéreas internacionais ao Algarve, vamos ter um verão mais curto, porque estamos numa situação bem diferente do habitual».
Atendendo às estimativas, José Carlos Rolo espera que julho e agosto «possam ser bastante razoáveis, mas penso que o verão vai prolongar-se até outubro, porque as pessoas estão necessitadas de férias porque têm estado reservadas e confinadas». O edil deixou ainda um conselho para que os visitantes cumpram as regras de segurança de forma a não propagar o vírus.
Pedro Coelho, Diretor regional da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, elogiou a articulação que houve entre as entidades da administração pública central e local na preparação da época balnear, referindo-se especialmente à Autoridade Marítima, DGS, autoridades regionais de saúde, municípios e concessionários. Apesar do último trimestre ter sido de muitas incertezas, Pedro Coelho, salientou que num espaço de um mês, tudo foi articulado para que mesmo com algum atraso, as praias pudessem estar abertas em segurança. O responsável referiu que as medidas implementadas nas praias, «são um processo gradativo, já que à medida que a época balnear vai avançando, podemos tomar medidas complementares, para que o risco de contaminação seja inexistente».
Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, enfatizou o trabalho desenvolvido pelo Município, para tornar as praias mais seguras nesta fase de pandemia, «refiro-me às rampas de acesso e de circulação de pessoas, gel desinfetante em todas as praias, resultando num trabalho de equipa e num esforço de todos os setores da Câmara Municipal, quer na permanência da qualidade das praias quer na segurança das pessoas».