Este galardão é atribuído no início de cada época balnear pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares do país, cujas águas apresentem melhores resultados em termos de qualidade, ou seja, as análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) têm de apresentar o nível de “excelente” durante os últimos cinco anos.
Este ano foram classificadas as seguintes praias com qualidade de Ouro: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Alfamar, Galé – Leste, Galé – Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Oura Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha – Nascente, Rocha – Baixinha Poente, Salgados, Santa Eulália e São Rafael.
À insígnia de Ouro da Quercus junta-se a classificação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que este ano voltou a atribuir a Albufeira 26 Bandeiras Azuis, uma das quais à Marina de Albufeira.
Para Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, “este é o resultado do trabalho que tem vindo a ser feito durante todo o ano para que Albufeira continue na linha da frente no que diz respeito à qualidade das suas praias”.
O autarca acredita que estas distinções vêm “reforçar a imagem do maior destino turístico do país, atraindo e fidelizando mais visitantes”.
A autarquia recorda em nota de imprensa, que foram investidos cerca de 50 mil euros em equipamentos de apoio a banhistas com mobilidade reduzida, dotando todas as praias do concelho com uma cadeira/andarilho e um tiralô.
Algarve Primeiro