Sociedade

Praias de Castro Marim com novos acessos, novas competências e zonas de não-fumadores

Em Castro Marim, a autarquia informou em comunicado, que a época balnear no concelho que começou ontem, conta com 11 apoios balneares em praias distinguidas com o galardão Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro.

PUB
 
Neste âmbito, o município fez questão de "veicular algumas informações essenciais para esta época balnear", no que às praias do concelho diz respeito. 
 
O passadiço de acesso direto ao areal da Praia da Verdelago, conhecida como Praia da Vala ou do Braço, ainda não classificada como água balnear nos termos da portaria nº 102-C/2021 de 14-05, está ainda em fase de conclusão, tendo o município decidido encerrar temporariamente o parque de estacionamento que a serve.
 
Segundo a mesma fonte, «perspetiva-se a plena fruição do novo passadiço até meados do mês de junho, no entanto estão garantidos os acessos principais a todas as praias classificadas». Alerta ainda que o acesso a viaturas policiais e de emergência, existente a poente, deve estar livre e desimpedido, apelando a que não estacione no local.
 
Já a Praia da Alagoa (zona poente, no limite do concelho) não tem ainda apoio balnear, pelo que é uma zona não vigiada.
 
Devido à pandemia, existe sinalética própria a relembrar as medidas de segurança, que passam pelo uso da máscara nos acessos, circulação pelas zonas assinaladas e respeito pela lotação prevista para cada praia. Para tal é recordado que poderá verificar o estado de ocupação das praias antes de se deslocar, através da aplicação Info Praia, da Agência Portuguesa do Ambiente (A.P.A.), ou através das imagens beachcam, disponibilizadas em ttps://beachcam.meo.pt/livecams/. 
 
Este ano foi lançado um repto para limitação de zonas de não fumadores a todos os concessionários, uma medida que se insere na política municipal de promoção da saúde e do bem-estar. 
 
A maioria dos títulos atribuídos recentemente, já tem prevista a disponibilização de equipamentos de apoio (cadeira anfíbia) a utentes de mobilidade reduzida, alargando a oferta deste serviço no concelho de Castro Marim.
 
Durante a época balnear, o município espera ainda promover várias atividades de educação ambiental, a anunciar previamente.