A Bandeira Azul, foi hoje hasteada nas praias de Lagos, a cerimónia assinalada na Praia de Porto de Mós, representou o hastear da Bandeira Azul também nas praias da Dona Ana, Luz e Meia Praia.
Em pleno período de pandemia da COVID-19, a cerimónia focou-se ainda nas medidas de segurança excecionais para esta época balnear, assim como na habitual prestação de serviços de apoio a banhistas e sensibilização ambiental, conforme revela a autarquia em comunicado.
A cerimónia simbólica do hastear da bandeira nas praias da Dona Ana, Porto de Mós, Luz e Meia Praia contou com a presença dos membros do Executivo da Câmara Municipal de Lagos, Presidentes das Juntas de Freguesia, Capitão do Porto de Lagos/Autoridade Marítima, PSP, GNR, concecionários de apoios de praia, nadadores salvadores e Agência Portuguesa do Ambiente ARH Algarve, entidade que faz a verificação dos critérios de qualidade para atribuição do galardão.
Devido à pandemia da COVID-19, o município de Lagos adianta no mesmo comunicado, que tem adotado um conjunto de medidas de apoio, nomeadamente a contratação de vigilantes de praia e a contribuição do pagamento a nadadores salvadores. Além disso, em todas as suas praias foram implementadas as medidas decretadas pelo Governo para a época balnear para garantir o distanciamento social entre os banhistas, como a limitação da lotação das praias e o aumento das áreas concessionadas para permitir a distância mínima entre as pessoas.
Recorde-se que além da Bandeira Azul, a Meia Praia foi destacada recentemente pela European Best Destinations, entidade promotora da cultura e turismo europeus como uma das praias mais seguras da Europa em período de pandemia.