Ambiente

Praias de Portimão com “Bandeira Azul” desde 1987

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Ao longo deste verão, as estâncias balneares de Portimão voltam a hastear a “Bandeira Azul”, nomeadamente na Praia da Rocha, Marina de Portimão, Três Castelos, Vau, Três Irmãos, Torralta e Alvor.

A “Bandeira Azul” é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, tendo como objetivo, elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro.
 
Também a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos” está de regresso às praias da Rocha, Vau, Três Irmãos, Torralta, Alvor e Marina, novamente distinguidas por cumprirem requisitos como os acessos pedonais sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, o estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com mobilidade condicionada, as passadeiras sobre o areal e a existência de instalações sanitárias adaptadas, entre outros fatores.
 
Considerada uma das mais emblemáticas estâncias balneares portuguesas, a Praia da Rocha voltou igualmente a merecer este ano o Grau Qualidade de Ouro, atribuído pela associação ambientalista Quercus. 
 
Com acesso facilitado para portadores de deficiência, a Praia da Rocha possui um renovado passadiço de 1,4 quilómetros, ao longo do qual funcionam diversos restaurantes e bares, bem como um parque infantil e duas áreas desportivas.
 
Nesta intervenção, foram instalados um novo sistema de iluminação e uma rede pública de ‘wireless’, no sentido de facultar o livre acesso à internet em toda a área.