Sociedade

Praias de Portimão ostentam galardões de qualidade e apresentam “elevados índices de segurança sanitária”

Em comunicado, o Município de Portimão evidencia a forte aposta “em medidas sem paralelo para prevenir a Covid-19”.

PUB
 
A autarquia anuncia que, à qualidade e segurança que caracterizam as praias de Portimão, acresce este ano a adoção de diversas medidas preventivas face à atual pandemia da Covid-19, de forma a que os turistas “desfrutem em pleno das suas areias finas e do mar sereno, ex-libris do próprio Algarve”.
 
Exemplos dos atributos de excelência deste destino turístico, foram hasteadas hoje, 18 de junho, a Bandeira Azul e a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, que atestam a qualidade ambiental das estâncias balneares do concelho de Portimão, as quais foram alvo de um conjunto de ações a pensar na segurança dos frequentadores, sublinhou.
 
A Bandeira Azul, está hastada nesta época balnear nas praias de Alvor, Três Irmãos (inclui Torralta), Vau, Três Castelos, da Rocha e da Marina, sendo que esta última ostenta o galardão pela primeira vez, frisou.
 
 
Quanto à bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, também foi hasteada nas praias de Alvor, Três Irmãos, Vau, Três Castelos, da Rocha e da Marina, “por cumprirem requisitos” como acessos pedonais fáceis e sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, passadeiras sobre o areal e instalações sanitárias adaptadas, entre outras valências.
 
O mesmo comunicado sublinha ainda que, devido à Covid-19, o Município de Portimão tomou “uma série de medidas sem paralelo”, entre as quais a instalação nos acessos às praias de dispensadores verticais de desinfetante e a criação de uma sinalética desenvolvida em exclusivo para as estâncias balneares do concelho, com recomendações para os turistas.
 
A autarquia manifesta também a sua preocupação face à separação e recolha de lixos, estando este conjunto de medidas a ser acompanhado pela Unidade de Saúde Local, Autoridade Marítima e Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão.
 
No mesmo comunicado, o Município informa ainda que, têm sido realizadas reuniões preparatórias e ações de formação/sensibilização dirigidas aos operadores de praia, concessionários e nadadores salvadores, neste último caso aqueles que iniciam funções, reforçando as equipas já existentes aquando do aumento da atividade balnear.
 
Destaque para a contratação pela autarquia de 24 assistentes de praia, recrutados no âmbito dos cursos técnicos de proteção civil e de salvamento em meio aquático, e que serão divididos em equipas por oito pontos, ao longo de todas as praias de Portimão, com o intuito de acompanhar, monitorizar e informar os frequentadores para a adoção de comportamentos seguros, realçou a mesma fonte.
 
O mesmo documento chama ainda a atenção para o facto de, a associação ambientalista Quercus ter classificado com o Grau Qualidade de Ouro a Praia da Rocha, a Praia dos Três Castelos, a Praia dos Careanos, a Praia do Vau, a Praia de Três Irmãos/Alvor Nascente e a Praia de Alvor/Poente, “devido à elevada qualidade das suas águas nos últimos cinco anos”, com base na informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
 
Por fim, a autarquia realça que, a Praia da Rocha foi há dias distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas – Regiões, na sequência de um estudo de mercado que incluiu a opinião de mais de 313 mil pessoas, não sendo por acaso que o Primeiro-Ministro, António Costa, escolheu este destino turístico para a inauguração, no passado dia 6 de junho, da época balnear 2020, concluiu a mesma fonte.