Sociedade

Praias de VRSA além de 'azuis' e acessíveis têm qualidade de ouro

Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota são os areais de VRSA que receberam o distintivo anualmente atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que premeia a sua excelência.

PUB
 
Como é sabido, este galardão volta a dar destaque à qualidade ambiental, à informação, à segurança e ao conforto que as praias de VRSA oferecem a todos os visitantes, reconhecendo o seu mérito turístico.
 
Além de hastearem a Bandeira Azul, todas as praias do município estão também acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, dispondo de estacionamentos reservados, rampas de acesso, passadeiras e cadeiras anfíbias para usufruir de um banho de mar em segurança.
 
Segundo confirma comunicado da autarquia, a utilização dos equipamentos é totalmente gratuita, bastando solicitá-los junto dos concessionários.
 
Em simultâneo, as cinco zonas balneares de VRSA - Fábrica, Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António - foram, em 2019, classificadas com «Qualidade de Ouro» pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.
 
A insígnia de ouro da Quercus é entregue às praias com um histórico de «excelente» qualidade das águas balneares, nos últimos quatro anos, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente. Paralelamente, na última época balnear (2018), não poderá ter ocorrido qualquer ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear.