Sociedade

Praias do Barlavento com bandeira que sinaliza radiação ultravioleta

 
O projeto "Há UV" na praia está presente em duas praias do município de Portimão (Praia da Rocha e Praia do Vau), uma na Praia Grande, concelho de Lagoa e duas, no concelho de Lagos, na Meia Praia e Praia de Porto de Mós.

 
Segundo o coordenador do projeto, o professor Francisco Pereira, o objetivo passa por evidenciar aos banhistas um conjunto de 5 bandeiras de cor diferente, indicativas da intensidade solar em termos de radiação ultravioleta, sendo que a mais grave é a cor vermelha. 
 
Inaugurado em 2016, nalgumas praias do município de Portimão, o projeto do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, tem contado com o alto patrocínio do Hospital Particular do Algarve e parcerias com o Município de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Capitania do Porto de Portimão, Agência Portuguesa do Ambiente, Rotary Clube da Praia da Rocha e as concessões de praia.
 
Para o coordenador do "Há UV, os concessionários de praia aderentes "têm sido um elo fundamental para o sucesso do projeto porque é na praia que as bandeiras-gota, indicativas do estado solar de radiação UV, são mostradas, e substituídas, com a cor adequada de acordo com a variação do índice ultravioleta ao longo do dia". 
 
Decorridos 3 anos de implementação do projeto os responsáveis alertam que o iUV muito alto recomenda o uso de óculos de sol com filtro uv, protetor solar, chapéu, t-shirt, guarda-sol, com especial atenção às crianças que deverão evitar a exposição ao sol.
 
O objetivo principal do projeto é expandir-se a outras praias da região, com o fim de desenvolver comportamentos adequados para uma exposição solar amiga do corpo.