Ambiente

Praias do concelho de Olhão já ostentam a Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

 
 
As praias Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria do concelho de Olhão já ostentam, desde ontem, a Bandeira Azul, garantia da qualidade das suas águas, areais e apoios de praia.

As bandeiras foram hasteadas na presença de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Administração Regional de Saúde do Algarve e da Capitania do Porto de Olhão.
 
Nota da Câmara de Olhão, realça que as quatro praias do concelho "cumprem todos os critérios exigíveis para que a Bandeira Azul seja atribuída: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, serviços e segurança dos utentes".
 
Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas. 
 
As praias Armona-Mar, Armona-Ria e Fuseta-Mar foram, também este ano, distinguidas com a Bandeira Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela Quercus, que distingue as zonas balneares com qualidade de água “Excelente”.
 
A estes, junta-se outro galardão atribuído às praias do concelho: em maio, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou as 58 praias ZERO poluição em Portugal, e a Armona-Mar é uma delas.
 
Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. Em 2022, as praias com ZERO poluição representam 9% do total das 643 zonas balneares em funcionamento.
 
Quanto à Fuseta-Ria, a autarquia diz que foi renovada a Bandeira Praia Acessível, galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam usufruir das zonas balneares, como estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados.