Sociedade

Pratos vegetarianos servidos nas escolas de Albufeira

 
Com vista a promover a sustentabilidade alimentar, o Município de Albufeira juntamente com a Associação Vegetariana Portuguesa, assinaram um protocolo de colaboração para a implementação do programa “Prato Sustentável”.

Refere a autarquia que, Albufeira e Almada foram os dois únicos municípios escolhidos para fazerem parte do projeto, de entre uma centena de candidaturas.
 
O projeto destina-se às escolas do pré-escolar e 1.º ciclo e arranca já no próximo ano letivo. Tem como objetivo a prática de um dia semanal de refeição de base vegetal para todos os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino, cujas cantinas são da gestão da autarquia. As refeições deverão basear-se em proteína de origem vegetal e serem completamente isentas de ingredientes de origem animal. De igual forma, também estão previstas atividades de formação e de ação educativa no que respeita à melhoria da confeção das refeições de base vegetal.
 
Uma equipa de técnicos da Associação Vegetariana Portuguesa vai trabalhar conjuntamente com as cozinheiras das escolas e organizar três workshops com a comunidade escolar, com vista a informar, com dados comprovados, sobre a importância de uma alimentação mais sustentável, quer para o organismo humano, quer para o planeta. Para o efeito, estes responsáveis contam ainda com o apoio da Universidade de Aveiro. Mensalmente será feito um relatório sobre esta experiência.
 
O programa apresenta como objetivos a redução da pegada ecológica, bem como, estimular a economia local para a aquisição de produtos frescos e de origem local. A este propósito, José Carlos Rolo acrescenta que “a prevista crise de produção e distribuição alimentar vai originar uma mudança nos hábitos alimentares, pelo que estou convicto de que será um projeto muito útil.”
 
Segundo o presidente da autarquia, estas são ações que “refletem aquela que é a nossa preocupação enquanto município para com os jovens de Albufeira e para o futuro de todos”. O mesmo responsável enfatiza que “o programa Prato Sustentável, é uma mais-valia para o nosso concelho e vem mostrar aos mais novos o quão importante é esta questão da sustentabilidade alimentar, pretende ainda melhorar a qualidade das refeições no concelho, promovendo a saúde pública e prevenção primária junto da população mais jovem no ambiente escolar”.