O 1º Prémio Estácio da Veiga de Arqueologia e Evolução Humana vai ser entregue, no dia 7 de dezembro, às 14h00, data evocativa dos 125 anos da morte do arqueólogo, numa cerimónia pública, que decorrerá no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. A tese de mestrado premiada é da autoria de Frederico Tatá Regala, galardoado desta primeira edição.
A cerimónia contará com a presença do reitor da Universidade do Algarve, António Branco, e do diretor do Centro Interdisciplinar para a Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano, Nuno Bicho. Estarão ainda presentes Alexandra Gonçalves, diretora Regional de Cultura, João Luís Cardoso, professor da Universidade Aberta, e Maria Luísa da Veiga Pereira, familiar do homenageado.
Nota da Ualg recorda que o Prémio Estácio da Veiga foi lançado pelo Centro Interdisciplinar para a Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano, em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, no dia 6 de maio de 2016, dia em que se assinalaram 188 anos do nascimento de Estácio da Veiga. Este prémio pretende distinguir anualmente a melhor dissertação de mestrado em Pré-História e Evolução Humana, no âmbito da interdisciplinaridade da Arqueologia e demais Ciências, nomeadamente, a Antropologia, a Primatologia e a Paleoantropologia, e consiste no pagamento das propinas do curso de Doutoramento em Arqueologia da Universidade do Algarve.
Algarve Primeiro