Sociedade

Prémios Adamastor do Fantástico 2019 nomeiam “Os segredos de Loulé” em Banda Desenhada

A publicação “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada”, está nomeado para o Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Banda Desenhada.

PUB
 
Os Prémios Adamastor do Fantástico são organizados pelo Colectivo Trëma, pretendendo evidenciar anualmente a produção nacional no género Fantástico, em vários formatos.
 
O processo de nomeação é aberto a todos os interessados, e a votação final e atribuição dos Prémios será feita durante o evento Fórum Fantástico, que este ano acontece de 11 a 13 de outubro, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.
 
Com argumento de João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos, e ilustrações de André Caetano, “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” é uma viagem pela história de Loulé e a sua região, desde o início do universo até aos nossos dias e ao futuro, numa abordagem diferente a um género com grande tradição na BD portuguesa, como é a Banda Desenhada Histórica.
 
Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Loulé que pretendeu, de uma forma diferente, mostrar esta viagem de séculos através da qual foi construída a identidade louletana.
 
Conforme refere a autarquia em comunicado referente à obra, ao contrário de outros projetos institucionais deste tipo, "os autores enveredaram por um relato amplo e original, num registo de ficção-científica, que recua ao mais distante passado, e percorre a história da cidade (e deste concelho) algarvio até ao futuro".
 
Recorde-se que ainda recentemente, esta obra foi distinguida com o prémio de mérito, na categoria de banda desenhada, do concurso mundial 3x3 Illustration Awards: Professional Show Winners No.16, atribuído a André Caetano pelo trabalho de ilustração que desenvolveu nesta edição local.