Foram atribuídos um total de 50 prémios num conjunto de 175 candidaturas.
Numa cerimónia que decorreu na Sala do Senado da Assembleia da República, no passado dia 29 de maio, presidia pela direção da APOM – João Neto e Pedro Inácio -, pelo vice presidente da Assembleia da República, Deputado Miranda Calha, e pelo Diretor Geral do Património Cultural Nuno Vassalo e Silva, a APOM reconheceu o trabalho desenvolvido no Algarve em vários domínios e atribuiu dois prémios e duas menções honrosas a projetos desenvolvidos durante o ano de 2014:
- Prémio Inovação e Criatividade, atribuído ao Museu de Portimão pelo seu projeto educativo fora de portas “A nossa cultura sai à rua”, com a comunidade da Mexilhoeira Grande.
- Prémio Informação Turística pela parceria da Nerve Design, com os museus de Alcoutim, Castro Marim e Loulé, e em colaboração com a Universidade do Algarve/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no âmbito da produção dos Guias Redescobrir – Rediscovery Guides (Algarve Medieval).
- Menção Honrosa na categoria Exposição do ano, atribuída ao Museu de Loulé e à Comissão Concelhia para as Comemorações dos 40 anos do 25 de abril, pela exposição “Símbolos e Documentos de Abril”.
- e, Menção Honrosa na categoria de Parceria atribuída à Direção Regional de Cultura do Algarve, pelo PME- Programa de Mobilidade de Educadores, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e com os municípios do Algarve, e que envolveu os serviços educativos dos museus algarvios.
As parcerias e o trabalho em rede dos museus, dos municípios e dos seus parceiros (Universidade, Fundação C. Gulbenkian e nalguns casos empresas) saem assim reforçados neste reconhecimento nacional e demonstram como em conjunto se podem criar muitas sinergias positivas.
O objectivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.
A Direção Regional de Cultura do Algarve deixou o seu agradecimento à Fundação Calouste Gulbenkian na pessoa de Maria de Assis Swinnerton na qualidade de coordenadora da equipa e a todos os municípios do Algarve e aos seus museus "que em boa hora no ano de 2013 aderiram e protocolaram a adesão a este projeto formativo".
Nota da Direção Regional de Cultura do Algarve, adianta que "estes prémios são sobretudo um reconhecimento pelos profissionais dos museus de que o trabalho desenvolvido pelos seus pares está no bom caminho, mas o seu valor simbólico é significativo para todos aqueles que diariamente dão o seu melhor na defesa e valorização dos museus do Algarve".