Sociedade

Preciosidades do património Algarvio desvendadas em São Bras de Alportel

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel volta a ser palco de um evento inédito que promove o diálogo entre tradições e memórias com a participação de oradores e profissionais de renome.

PUB
 
O II Encontro “São Brás de Alportel: Tradições e Memórias” decorre no próximo dia 11 de março, pelas 9h30, com um conjunto de interessantes palestras e momentos culturais para desvendar preciosidades do património do Algarve.  
 
O encontro contará com a presença de personalidades de áreas distintas, numa iniciativa promovida pelo Rancho Típico Sambrasense, em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e o Museu do Trajo.
 
A Tradição Musical do Barrocal Algarvio é o tema que marca o início deste II Encontro “São Brás de Alportel: Tradições e Memórias” apresentado por Hélder Faustino Raimundo, docente da Universidade do Algarve. Uma conversa que tem continuação com Rui Soares, Presidente da Direção da Associação Internacional de Paremiologia, dedicada ao estudo dos provérbios!
 
Reavivando memórias do passado concelhio, Cristina Fé Santos, da Universidade de Évora, e o arquiteto Vítor Ribeiro irão falar sobre a famosa Pousada de São Brás, coautores de um recente livro que evoca os 40 anos de história de uma das mais antigas pousadas portuguesas.
 
O Professor José d’Encarnação fica responsável por desvendar curiosidades sobre os Canteiros de São Brás, e para culminar a tarde, Otília Eusébio, Presidente da Direção da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica revelará que “A Cozinha é uma Farmácia”!
 
Ao longo do dia irão suceder-se momentos culturais. De participação gratuita, o II Encontro “São Brás de Alportel: Tradições e Memórias” requer inscrição prévia. Para mais informações os interessados deverão contactar a organização através do email [email protected].
 
Algarve Primeiro