Economia

Preço das casas para arrendar no Algarve desce 2,7% durante o ano da pandemia

 
Os preços das casas para arrendar no Algarve desceram 2,7% num ano, em março de 2021 face ao mesmo mês do ano passado, um período marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 ao país.

Segundo o índice de preços do idealista, no final do mês de março deste ano, arrendar casa na região tinha um custo de 9,1 euros por metro quadrado (m2). Já em relação à variação trimestral, a descida foi de 0.9%.
 
A maior descida de preços da região registou-se em Albufeira (-11%), seguida por Portimão (-10,8%). Seguem-se Tavira (-8,7%), Lagos (-7,7%), Vila Real de Santo António (-5,9%) e Loulé (-4,7%). Faro não acompanha a tendência da região e apresenta uma subida nos seus preços de 1,6%. 
 
O município mais caro para arrendar casa é Loulé (10,5 euros/m2), seguido por Lagos (9,1 euros/m2), Albufeira (8,5 euros/m2). Em contrapartida, os mais económicos são Olhão (7,6 euros/m2), Faro (8 euros/m2) e Portimão (8,1 euros/m2).
 
No resto do país, o arrendamento em Portugal registou uma descida de 5,7% nos últimos 12 meses, situando-se em 11 euros/m2.
 
Para a realização do índice de preços imobiliários, o idealista revela que foram analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes na plataforma. Foram eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado, e incluída a tipologia “moradias unifamiliares”. Foram ainda descartados todos os anúncios sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores há algum tempo. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.