Foram conhecidos, esta segunda-feira, os vencedores da 3ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2021), evento que contou com a presença dos principais players do setor do turismo, membros dos Comités e do Júri da iniciativa.
Organizado em parceria entre o BPI e o semanário Expresso, o PNT teve como eixo central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo recebido nesta edição mais de 400 candidaturas de projetos nacionais inovadores, sustentáveis e inclusivos.
André Jordan foi homenageado com o Prémio Carreira, destacando-se pelo papel que teve na criação de uma imagem de modernidade e sofisticação do turismo nacional, sendo conhecido como “o pai do turismo português”. Colocou o Algarve e Portugal no mapa mundial do turismo de qualidade, com uma visão a longo prazo e considerando sempre as questões ambientais e de sustentabilidade.
O seu percurso destaca-se pela criação da Quinta do Lago, do Belas Clube de Campo e de Vilamoura, com o projeto Vilamoura XXI, tendo apostado no desenvolvimento do turismo de golfe, essencial na atividade turística da região do Algarve.
Legenda (esq. para dir.): Pedro Barreto, Administrador do Banco BPI; André Jordan, vencedor do Prémio Carreira; Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.
Entre as cinco categorias a concurso, (Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável) a Rota do Petisco dinamizada pela Teia D´Impulsos - Associação Social, Cultural e Desportiva de Portimão, venceu na categoria "Turismo Gastronómico".
Trata-se de um roteiro gastronómico de 1 mês, que já conquistou os algarvios, onde os participantes são guiados por um “passaporte”, que visa a promoção da restauração e do comércio da região (13 concelhos e 290 estabelecimentos), através da divulgação da gastronomia tradicional portuguesa, da revitalização das localidades aderentes e de animação social e cultural. Dispõe ainda de oferta diversificada consoante o público.
O Prémio Nacional de Turismo foi criado com o objetivo de premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A iniciativa do BPI e do semanário Expresso conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio da Deloitte.
O PNT 2021 recebeu 439 candidaturas e nomeações de empresas turísticas de todo o país. Deste total, 30% dizem respeito a Turismo Gastronómico, 29% a Turismo Autêntico, 17% a Turismo Inovador, 14% a Turismo Sustentável 10% a Turismo Inclusivo. Foram também efetuadas 39 nomeações destinadas à categoria especial "Carreira".