Economia

Preocupação face à guerra na Ucrânia sobressai em reunião entre Rogério Bacalhau e Algfuturo

 
 
O presidente da Câmara Municipal de Faro concedeu uma audiência a uma delegação da Algfuturo, onde sobressaiu a "profunda preocupação face aos sinais de alarme" da guerra na Ucrânia.

Em comunicado, a Algfuturo destaca que tanto Rogério Bacalhau como José Vitorino, presidente da associação, foram unânimes em considerar que os tempos são preocupantes, devido à subida da inflação e dos juros e das matérias-primas a escassear, resultado de "uma mistura explosiva" entre pandemia e impactos da guerra na Ucrânia, provocando ruturas nos orçamentos das entidades públicas, empresariais e famílias.
 
Além do facto de obras públicas estarem a ser adiadas, a Algfuturo diz que foram igualmente discutidos os problemas estruturais da região, como a falta de um novo hospital central que considera "sempre adiado", água e linha férrea regional, apelando ao poder central para os resolver.
 
A Algfuturo considerou ainda a cultura do abacateiro de grande interesse para a região "pela sua alta rentabilidade, efeitos benéficos para a saúde, praticamente sem impactos ambientais negativos, sendo essencial para a diversificação do tecido produtivo regional e como força exportadora".