Sociedade

Prepare-se para um novo ano com muitas pontes e fins de semana prolongados

Nesta altura do ano em que muitas pessoas fazem planos para as férias de 2022, importa dar uma ajudinha nessa calendarização e perceber onde se podem fazer as pontes e gozar dos fins de semana prolongados.

PUB
 
Assim, espreitando o calendário do próximo ano, podemos avançar que, logo no final do mês de fevereiro e início de março, chega o Carnaval, podendo ser feita uma ponte na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, e descansar entre o dia 26 de fevereiro (sábado de Carnaval) e 1 de março (terça-feira de Carnaval).
 
Em abril, vão existir dois fins de semana prolongados. O feriado da Sexta-feira Santa que calha no dia 15, e o dia da Liberdade, assinalado a 25 de Abril que calha a uma segunda-feira.
 
O mês de junho é o mais animador no que se refere a pontes e fins de semana prolongados. O dia de Portugal e de Camões, que se assinala a 10 de junho, é uma sexta-feira. Por seu turno, o Dia de Corpo de Deus celebra-se a 16, uma quinta-feira, e vai permitir fazer uma ponte no dia 17 de junho para gozar de quatro dias de descanso.
 
O mês de julho não tem feriados nacionais, pelo que, a aposta será para o mês de agosto e aí, o Dia da Assunção da Nossa Senhora celebra-se a 15 e calha a uma segunda-feira.
 
O mês de setembro também não tem feriados nacionais e, por isso, saltamos diretamente para o dia 5 de outubro, Dia da Implantação da República. O feriado calha a uma quarta-feira e é uma boa altura para fazer uma ponte, caso ainda tenha dias de férias para gozar.
 
Já em novembro, o Dia de Todos os Santos que se assinala logo no primeiro dia do mês,, calha a uma terça-feira, pelo que se pode aproveitar para fazer uma ponte e gozar de um fim de semana prolongado.
 
Em dezembro, o dia 1 e 8, celebram a Restauração da Independência e a Imaculada Conceição, respetivamente, e calham a uma quinta-feira, o que naturalmente será mais uma oportunidade para gozar de mais uns dias de descanso.
 
Ainda a título de curiosidade, em 2022, o Dia do Trabalhador que se assinala a 1 de maio, calha a um domingo e o dia de Natal e de Ano Novo também se assinalam nesse dia da semana.