Economia

Presidente da AHETA assume que dados de agosto dão esperança

Recentemente foram divulgados os dados sobre o alojamento no Algarve, relativos ao mês de agosto, em comparação com os anos anteriores. O Algarve Primeiro contactou Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que prestou declarações sobre os números apresentados em relatório.

PUB
Considera que os dados, “embora ainda estejam aquém do que era habitual antes da pandemia, não deixaram de surpreender pela positiva, porque tivemos um aumento muito significativo relativamente a 2020, e isso é obviamente bom”.
 
Sobre a época baixa que se avizinha, que já é tida como “uma das maiores fraquezas do turismo da região”, acredita que a quebra se irá agravar com a situação pandémica: “A pandemia ainda não acabou, a confiança das pessoas em viajar continua muito abalada e isso vai-se refletir numa menor procura”.
 
“As expectativas vão de facto para que, a partir da Páscoa do próximo ano, o início da chamada época turística, possamos assistir já a alguma recuperação, caso corra tudo bem como se espera, mas estamos conscientes de que a recuperação será gradual, lenta e progressiva. Vai demorar alguns anos até regressarmos à normalidade que existia antes da pandemia, uma vez que o circuito de negócio turístico está muito afetado”, disse Elidérico Viegas.