Na conferência de imprensa que teve lugar esta manhã no Comando Regional de Emergência e proteção Civil do Algarve, onde foi feito o balanço dos números de Covid-19 na região, o Presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve sublinhou o esforço dos algarvios em todo este processo, com «resultados que colocam o Algarve numa posição de menor exposição ao risco de contágio».
Neste período de Páscoa em que as deslocações estão ainda mais condicionadas, António Miguel Pina disse que «a perceção que temos é que, houve pessoas que não foram sensíveis ao apelo, mas não façamos disso um alarmismo desnecessário, porque os portugueses que vieram para o Algarve nesta altura, são em pouca quantidade. O que se espera neste momento é que saibam ter os mesmos comportamentos que os algarvios têm demonstrado até aqui». O representante dos Municípios algarvios e da Comissão Distrital de Proteção Civil, recorda que, 267 casos de infeção na região, constitui um aumento de 2,7% em relação a ontem. «Estamos todos a fazer um grande esforço e há que dar essa palavra de agradecimento aos algarvios».
Nas mesmas declarações, reforçou que, «nas ultimas semanas, foi criada uma terceira linha de aumento da nossa capacidade de resposta, muito embora ainda se registem algumas necessidades do ponto de vista dos Equipamentos de Proteção Individual, em particular para as forças de segurança e para os lares, há dificuldades também no que se refere às análises e aos reagentes, mas estes são problemas deste grande mercado internacional de hoje, que enfrentamos entre todos os países».
António Miguel Pina recordou que, «a encomenda que os autarcas algarvios se disponibilizaram fazer de Equipamentos de Proteção Individual, só obteve uma resposta ontem, estando a mesma na embaixada portuguesa de Pequim», esperando que o governo chinês dê, «muito brevemente prioridade a esta encomenda para que a mesma chegue ao seu destino o mais rápido possível». No que se refere aos ventiladores também comprados pelos autarcas algarvios, afirmou que, «ainda não sabemos quando será possível receber esta entrega, uma vez que, é o governo chinês que está a controlar todas as vendas e saídas do país. Já pagámos o montante extraordinário que nos foi exigido, agora temos de aguardar».
Presente na mesma conferência de imprensa, Vaz Pinto - Comandante Distrital da Proteção Civil, revelou que as ações de coordenação estratégica em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus no Algarve, integram 59 Zonas de Apoio à População, validadas pelas Autoridades de Saúde com capacidade de 3101 camas.
Há também 96 unidades hoteleiras com capacidade de 735 camas, instaladas nos 16 municípios da região, estando em curso a instalação de dois Hospitais de Campanha em no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha em Faro e no Portimão Arena, bem como a ampliação da capacidade de internamento do Hospital de Faro no Pavilhão do Sporting Clube Farense com mais 50 camas.
Até agora já foram realizados testes em 13 lares a utentes e funcionários, nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Faro, Loulé, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, num trabalho conjunto com o ABC - Algarve Biomedical Center e o Centro Distrital de Faro da Segurança Social.