Sociedade

Presidente da Câmara de Aljezur ouvido na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República

Em comunicado, a autarquia de Aljezur faz saber que, no passado mês de fevereiro, foram endereçados ofícios à Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e à Secretaria de Estado das Pescas, sobre a matéria do defeso do Sargo, onde o autarca questionava e exigia que fosse feita a avaliação da portaria nº14/2014 de 23 de janeiro.

PUB
Nesse sentido, o Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, o deputado Pedro do Carmo, agendou uma audiência com o Presidente de Câmara José Gonçalves, com os vários representantes dos grupos Parlamentares, o deputado Cristóvão Norte do PSD, a deputada Ana Passos do PS, o deputado Ricardo Vicente do Bloco de Esquerda e o deputado João Dias do PCP, onde puderam ouvir, da parte da autarquia, «os argumentos e anseios», sobre a matéria em causa.
 
Segundo avança o mesmo comunicado, «o autarca frisou repetidas vezes a importância da matéria, para esta região e as suas comunidades, e acima de tudo, insistiu na necessidade de se avaliar toda a legislação sobre esta temática».
 
Introduziu ainda na reunião, as situações das zonas de interdição à pesca, principalmente na zona do Rogil (entre o Barranco do Falcate e Barradinha), Pedra da Agulha e Pedra da Carraca, entre outras. Foi ainda referida a urgência e necessidade da revisão do Plano do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
 
No final foi endereçado convite, para uma visita de trabalho destes elementos da comissão, ao território, «para aprofundarem e poderem ouvir as populações».