O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, recebeu na passada sexta-feira, 14 de março, nos Claustros do Convento de São José, em Lagoa, o Reitor da Universidade do Algarve, António Branco, a Vice-Reitora Ana Freitas e a Chefe de Gabinete, Anabela Afonso, num périplo que teve por objetivo estreitar relações da UALG com o concelho de Lagoa.
Foram abordadas as grandes áreas de atuação, objetivos e estratégias da Universidade e do Município de Lagoa e a procura de projetos comuns e de cooperação, tendo o edil anunciado que a parceria teve início em setembro, altura em que tomou posse como autarca, com um estudo da viabilidade da criação de uma empresa intermunicipal para o setor da água, resíduos e limpeza urbana, a qual resultará da extensão da EMARP de Portimão para Lagoa, bem como uma auditoria à Fatasul.
Foi igualmente anunciada oficialmente a constituição do “Observatório Municipal de Lagoa” - com o propósito de dotar o executivo de informação adequada à tomada de decisão estratégica a médio-longo prazo.
A autarquia apresentou o que de melhor o concelho tem para dar, realçando a importância desta parceria com a UAlg, numa altura em que a Universidade pretende abrir a sua área de atuação de dentro para fora, ou seja, da Universidade para o Algarve, nomeadamente Lagoa.
A comitiva dirigiu-se ao Promontório da Senhora da Rocha, tendo-se abordado temas como o património histórico-cultural, cultura, paisagem e pescas.
Já em Carvoeiro, a visita foi ao Forte de Nossa Senhora da Encarnação, com destaque para os temas sol e praia, turismo de natureza e turismo inclusivo, tendências da procura turística, alterações climáticas, praias e arribas, regulamentação de atividades emergentes: visitas às grutas e estudo sobre a evolução da procura turística em Lagoa, distribuição anual, perfil dos visitantes e potenciais mercados.
O sol e praia, arribas, atividades emergentes com impacto sobre o litoral: observação de cetáceos e pedestrianismo foram focados no estacionamento do Molhe, em Ferragudo, onde se pretende que exista uma parceria sobre o ornamento das praias estuarinas e regulamentação com fundamento científico de atividades emergentes.
O regresso do Festival Lagoa Jazz foi destacado na conversa no Sítio das Fontes, em Estômbar, durante o passeio que levou a comitiva até ao recuperado moinho de maré.
Por fim, a Quinta dos Vales recebeu toda a comitiva, tendo-se abordado o património histórico-cultural: cultura, vinho, nichos turísticos alternativos e apresentado novamente o tema para 2015: “Lagoa, a Vinha e o Vinho” e “Lagoa, a Terra e o Vinho”. Foi referida a criação de parceria em estágios de investigação sobre a vinha, vinho, mercados e tendências.