O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou esta sexta-feira em Olhão, a requalificação da Escola Básica nº 5, no Bairro 28 de Setembro. Na cerimónia esteve também o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e todo o executivo camarário.
A requalificação que teve um custo de cerca de 2 milhões de euros, dotou a escola de 9 salas de aula e de um renovado centro de apoio à aprendizagem para crianças com necessidades educativas especiais, um novo edifício com refeitório, biblioteca e sala polivalente.
Depois da inauguração e de uma visita às instalações, o Presidente da Câmara de Olhão, agradeceu a presença do Presidente da República e do ministro da Educação, referindo-se a uma obra que «representa o orgulho dos olhanenses, indo ao encontro da estratégia do Município na área da educação, que prevê um investimento na ordem dos 10 milhões de euros».
António Miguel Pina assumiu que «a educação continua a ser uma paixão para nós, dando excelentes condições aos nossos alunos e não será por falta de condições que não terão sucesso escolar», reforçou.
Dirigindo-se ao Presidente da República, o autarca aproveitou para dizer que o Algarve debate-se com dois grandes problemas: a covid-19, com todos os seus efeitos colaterais, mas também a falta de água nas barragens da região.
Tiago Brandão Rodrigues assumiu que estar em Olhão «é retemperador, por vermos o trabalho que os Municípios fazem neste compromisso e da exigência que as populações de certa forma nos cobram e bem, para que cada vez tenhamos melhor educação».
O ministro assinalou que a Escola Nº5, «é de referência» para as necessidades educativas específicas, «e hoje estamos a terminar o arranque do novo ano letivo atípico, mas temos aqui a prova de que entre todos com uma exigência e um compromisso partilhado, é possível fazê-lo, porque não há nada que substitua o ensino presencial».
Marcelo Rebelo de Sousa disse por experiência própria, sabe como é o começo de um ano letivo, «é sempre diferente todos os anos, é um momento emocionante e este ano mais emocionante, e ainda mais quando há escolas renovadas, porque há outro estímulo, há outra esperança e entusiasmo».
O Presidente deu os parabéns ao autarca de Olhão, «pela obra municipal muito importante, é o grande investimento da autarquia, como disse António Miguel Pina, e não posso deixar de sublinhar de que isso é um sinal muito positivo porque a educação é uma prioridade nacional».
Marcelo agradeceu ao pais e aos jovens do país, «numa semana que era uma incógnita para todos, a resposta foi muito positiva de todos os portugueses».
Depois da inauguração, o chefe de Estado esteve num jantar de trabalho com Presidentes das Câmaras Municipais do Algarve numa unidade hoteleira do concelho.