A distinção, agora oficializada, reconhece a relevância cultural e artística do festival, bem como o seu papel na valorização do interior do país e na promoção de um diálogo plural entre literatura, arte, música e pensamento, regista nota da organização.
A próxima edição do FLIQ, encontro literário promovido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG), realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de setembro, na aldeia de Querença.
Sob a égide de “Os grandes navios da Terra” o festival promove encontros com escritores, artistas, músicos, investigadores e leitores.
Em 2025, o FLIQ presta homenagem a uma das vozes mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea: Lídia Jorge. "Ao homenagear a escritora, o encontro de Querença celebra não apenas o seu contributo literário, mas também o seu profundo enraizamento no território algarvio, a sua ligação à natureza e influência no pensamento crítico e humanista da atualidade", destaca a publicação enviada ao nosso jornal.
Para João Silva Miguel, presidente da FMVG, a atribuição do Alto Patrocínio da Presidência da República, "constitui um sinal inequívoco de reconhecimento institucional da importância do festival no panorama cultural nacional. Este representa um estímulo para aprofundar a missão do FLIQ como espaço de criação, pensamento e aproximação entre comunidades".
Além de contar com o Alto Patrocínio da Presidência da República, o FLIQ é apoiado pela Câmara Municipal de Loulé, CCDR-Algarve/Unidade de Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.
Assenta ainda em parcerias com a Fundação José Saramago e o agrupamento de escolas Padre João Coelho Cabanita.
Mais informações no sítio da Fundação em https://www.fundacao-mvg.pt (Iniciativas/FLIQ 2025).