As seis aldeias algarvias estão a concurso entre as mais emblemáticas aldeias portuguesas, e destacam-se pela sua riqueza de património histórico, cultural e gastronómico, lê-se num comunicado da RTA.
Já são conhecidas as 49 aldeias pré-finalistas no concurso 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias, e o Algarve está representado por 6 aldeias: Estoi (Faro) na categoria Aldeia Monumento; Alte (Loulé) – Aldeia Autêntica, Bordeira (Aljezur) – Aldeia em Área Protegida, Cachopo (Tavira) e Paderne (Albufeira) – Aldeias Rurais, e Ferragudo (Lagoa) – na categoria Aldeia do Mar.
«O Algarve tem um território com paisagens diversificadas, desde zonas costeiras, a serras, rios e, claro, aldeias pitorescas, ricas em tradições e encanto, com muito para oferecer aos visitantes. As nossas aldeias possuem uma identidade cultural e histórica única, que se reflete nos monumentos, no artesanato e na gastronomia. Com o concurso, esperamos dar a conhecer ao público estes recantos únicos da nossa região» refere Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve.
A promoção em torno das aldeias pré-finalistas já começou, e o Algarve irá dar a conhecer, ao longo das próximas semanas, as seis aldeias a concurso.
A votação inicia-se no mês de julho, ao longo de 7 galas televisivas (uma por categoria), em que os portugueses vão poder eleger dois finalistas para as votações finais. As 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias serão anunciadas no dia 3 de setembro.
«Gostaria de convidar todos os algarvios, e todos os portugueses que mantêm uma forte ligação emocional ao Algarve, a participar nas votações, contribuindo ativamente para a eleição destas seis aldeias algarvias a Maravilhas de Portugal», acrescenta Desidério Silva.
Algarve Primeiro