O presidente da comissão executiva da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, repudia as declarações do cronista Henrique Raposo, que num artigo recentemente publicado no jornal «Expresso» “destrata” os algarvios e o principal destino de férias do país, colocando em causa o bom nome da região.
No artigo, Henrique Raposo classifica os algarvios como «indolentes» e «insolentes», caracterizando-os por uma «ausência de sorriso» generalizada.
Desidério Silva, chama a atenção do cronista, sobre o “povo” que há mais de meio século, recebe milhões de portugueses e estrangeiros “numa terra que não considera apenas sua, mas de todos os que a visitam ano após ano”, longe do bulício dos sítios em que residem, e que está entre os que melhor acolhem os turistas, recordando um estudo do Fórum Económico Mundial que destacou a hospitalidade e a simpatia dos portugueses em 2013, colocando Portugal em sétimo lugar na lista dos países mais afáveis para com os seus visitantes.
A RTA e o seu presidente, aponta ainda que em 2013 o Algarve, registou 3,15 milhões de hóspedes e cerca de 14,82 milhões de dormidas.
Desidério Silva, termina dizendo que a região é o maior destino turístico do país – já conquistou diversos prémios pela qualidade das suas praias, dos seus golfes, da sua hotelaria e da sua restauração (estão aqui os dois únicos duas estrelas Michelin de Portugal) – “e só consegue sê-lo por todos os que nele residem e trabalham e por todos os que continuam a elegê-la como o seu destino de férias predileto”.