Política

Presidente do PSD Algarve quer que PPP do Hospital Central do Algarve inclua os serviços clínicos

 
Confrontado com o anúncio do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a propósito da visita ao Algarve esta segunda-feira, tendo salientado de que o novo Hospital Central do Algarve será uma parceria público-privada, exceto para os serviços clínicos, o presidente do PSD Algarve pede ao governante que assuma o compromisso de avançar com o novo hospital, "uma infraestrutura prometida há 20 anos que ainda não venceu a fase das promessas", critica.

Em comunicado, Cristovão Norte manifesta desacordo em relação ao modelo decidido, que diz não ter qualquer fundamento ou estudo prévio que alimente a decisão. "O facto é que as parcerias público-privadas que foram feitas e deram excelentes resultados foram aquelas que foram globais, ou seja, não incluíram apenas a construção, mas também a prestação de serviços clínicos e foi nessa prestação de serviços clínicos prestados pela iniciativa privada, com objetivos, controlada, etc. que se pouparam centenas de milhões de euros atestados pelo Tribunal de Contas. Ficamos a meio caminho da boa decisão".
 
O social-democrata entende que sobre esta matéria, o ministro falha, citando a teoria do ex-ministro Luís Filipe Pereira, quando a prestação de serviços clínicos, continua a estar na esfera inteiramente pública, "o que é indesejável". O presidente do PSD Algarve aponta ainda que:"falha por razões eminentemente ideológicas que toldam o que é melhor para os doentes", prometendo "continuar a lutar pelo novo hospital central e por um modelo que seja o que melhor sirva os algarvios, o que não temos garantia de ser o caso", conclui.