Desporto

Presidente e treinador assumem que Farense é “candidato e favorito” à subida à I Liga

Foto - SC Farense (Facebook)
Foto - SC Farense (Facebook)  
O presidente e o treinador do Farense, que esta sexta-feira apresentou aos adeptos um plantel de 25 jogadores, com sete reforços, assumiram que o conjunto algarvio é candidato assumido à subida à I Liga de futebol.

PUB

“Estamos todos imbuídos do espírito do que tem de ser esta época. Sem rodeios: temos de subir de divisão e vamos lutar por isso. O Farense tem de estar ao mais alto nível”, afirmou João Rodrigues, presidente da SAD e do clube.

O Farense, 17º classificado na edição 2024/25 da I Liga, foi despromovido ao segundo escalão após duas épocas seguidas na ‘elite’.

No discurso durante a festa de apresentação do plantel aos adeptos, realizada no Largo da Sé, em Faro, o dirigente disse confiar nos jogadores e na equipa técnica liderada por Silas, e assegurou ter “a certeza” de que “vão dar uma alegria” aos adeptos no final desta época.

Silas, que sucedeu a Tozé Marreco no banco dos algarvios, também assumiu que o Farense é “candidato e favorito” à subida.

As “expetativas elevadas” geradas por esse objetivo serão, na mesma medida, os “maiores desafios” ao longo da época, acrescentou.

“A nossa passagem aqui vai ficar marcada sobretudo por resultados. O presidente, quando fez o convite, disse que o objetivo era subir de divisão, e eu aceitei porque acredito no nosso trabalho e nestes jogadores”, afirmou o técnico.

No Largo da Sé, um dos espaços mais emblemáticos da zona histórica da cidade de Faro, um a um, os jogadores foram subindo à escadaria da igreja, com maiores ovações para André Candeias, extremo natural de Faro, o guardião Ricardo Velho e o capitão Marco Matias.

A pouco mais de uma semana da estreia oficial, os algarvios apresentaram os sete reforços já conhecidos: os defesas Alysson, Franco Romero, Rúben Fernandes e Toni Herrero, o médio Yannick Semedo e os avançados Bruno Almeida e Nikola Gjorgjev.

Transitam, da época passada, Ricardo Velho, Miguel Carvalho, Kauan Firmino, Derick Poloni, Rivaldo Morais, Cláudio Falcão, Miguel Menino, Rui Costa, Darío Poveda e Marco Matias.

Lucas Cañizares, Fran Delgado, Geovanny e Jaime Pinto retornaram de empréstimos, enquanto os defesas Lucas d’Agrella e Matheus Gonçalves, o médio Rafinha e o extremo André Candeias foram promovidos dos sub-23, onde alinharam na época passada, à equipa principal.

A grande novidade da noite acabou por ser o anúncio oficial da renovação de contrato do médio Cláudio Falcão, até 2028/29, feito pelo presidente após a chamada do jogador ao palco.

O atleta brasileiro, de 31 anos, representa os algarvios desde 2020 e tinha vínculo válido até 2026.

O jogo de apresentação do Farense aos seus adeptos, frente ao primodivisionário Estrela da Amadora, está marcado para domingo, às 19:00, no Estádio de São Luís.

Plantel provisório do Farense para 2025/26:

- Guarda-redes: Ricardo Velho, Miguel Carvalho, Lucas Cañizares e Kauan Firmino.

- Defesas: Fran Delgado, Rivaldo Morais, Lucas d’Agrella, Matheus Gonçalves, Derick Poloni, Alysson (ex-Alverca), Franco Romero (ex-Sporting de Cristal, Peru), Rúben Fernandes (ex-Gil Vicente), Toni Herrero (ex-Osasuna B, Esoanha).

- Médios: Cláudio Falcão, Miguel Menino, Geovanny, Rafinha e Yannick Semedo (ex-Vizela).

- Avançados: Rui Costa, Darío Poveda, André Candeias, Jaime Pinto, Marco Matias, Bruno Almeida (ex-Alverca) e Nikola Gjorgjev (ex-Aarau, Suíça).

- Treinador: Silas. 

Lusa