Economia

Presidentes das Assembleias Municipais do Algarve unânimes na defesa da navegabilidade do Rio Arade até Silves

Decorreu em Silves, o 11.º encontro de Presidentes das Assembleias Municipais do Algarve, subordinado ao tema “O Rio Arade e a sua navegabilidade como fator de desenvolvimento socioeconómico no Algarve”.

PUB
Em comunicado enviado, a autarquia de Silves refere que a iniciativa que foi precedida de uma visita guiada com a subida do rio Arade, desde a marina de Portimão até ao cais de Silves, "demonstrou aos participantes as potencialidades do rio Arade e os constrangimentos à sua navegabilidade".
 
Chegados a Silves, o encontro culminou com um colóquio, realizado na Fissul, sobre o tema proposto, em que os Presidentes das Assembleias Municipais, concluíram "unanimemente" que o projeto de desassoreamento, navegabilidade e requalificação das margens do Rio Arade, entre Portimão e Silves, "constitui um projeto estruturante para a região do Algarve".
 
Defenderam a sua inscrição, com o apoio da CCDR-Algarve, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que agregado ao alargamento do Porto de Cruzeiros de Portimão, "será o reconhecimento da sua relevância para o desenvolvimento económico sustentável da região".
 
Consideram ainda que o desassoreamento e a navegabilidade do Rio Arade, inclui-se "em dois eixos fundamentais", o do Rio Guadiana e o do Rio Arade, como reforço da coesão territorial e social, da promoção das acessibilidades e mobilidade de pessoas e bens e da diversificação da oferta turística regional, além de valorizar os territórios e as populações do interior, reduzindo as assimetrias regionais, adianta o documento.